Dois dias após o grave acidente de bicicleta que sofreu na Itália, Nicky Hayden permanece internado em condições críticas na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Bufalini, em Cesena. No entanto, o cérebro do piloto norte-americano esboçou, pela primeira vez, sinais de leve reação.
De acordo com o último boletim anunciado pelo grupo médico às 12h00 locais (10h00 de Brasília), Hayden permanece com um traumatismo craniano hemorrágico, agravado pelo inchaço do cérebro que impede quaisquer procedimento cirúrgico no momento.
Mas, de acordo com a imprensa alemã, foram realizados testes com agulhas em pontos estratégicos, para explorar as respostas do cérebro, que apresentou leves sinais de reação, apesar das lesões. Um diagnóstico preciso, no entanto, ainda não foi emitido.
O norte-americano está na companhia de membros de sua equipe no World Superbike, a Honda Racing, de sua noiva Jackie Marin e de sua família, composta pela mãe Rose e os irmãos Tommy Lee e Roger Lee. Eles, inclusive, teriam enviado análises recentes à neurocirurgiões nos Estados Unidos.
Paralelamente a isso, as investigações do acidente continuam. Interrogado, o motorista de 30 anos disse que Hayden estava sozinho e furou um sinal vermelho no cruzamento entre as ruas Ca’Raffaelli e Tavoleto. De acordo com fontes italianas, o homem passou no teste do bafômetro e procurou a família do piloto para pedir desculpas.
A MotoGP, que encontra-se na vizinha França para a quinta etapa da temporada, em Le Mans, também está unida por Hayden. Praticamente todos os pilotos estão correndo com mensagens de apoio ao piloto norte-americano, campeão do mundo em 2006.
Atualização às 16h30
O pai de Hayden, Earl não está na Itália, mas emitiu um comunicado há poucos minutos na qual desmente as notícias falsas que circulam ao longo de todo o dia apontando que o piloto de 36 anos teria tido uma morte cerebral “confirmada pela família”.
Earl Hayden também desmentiu boatos, apontando que o piloto respira por aparelhos, mas nunca esteve em coma induzido e os médicos não fizeram quaisquer cirurgia até o momento. O patriarca da família confirmou que o seu filho pedalava sozinho no momento do acidente. Eles pedem que todos apenas se atenham à informações oficiais.
Leia mais aqui
Hayden é atropelado de bicicleta na Itália e seu estado é considerado grave
Hayden permanece em estado muito crítico, dizem médicos italianos
A comovente homenagem de Valentino Rossi à Nicky Hayden