O CEO da Norton, Stuart Garner concedeu uma entrevista hoje (16) onde revelou mais detalhes acerca dos modelos V4 SS e V4 RR, que quando forem lançados recolocarão a tradicional marca britânica entre as mais desejadas do mundo. Novas fotos também foram disponibilizadas.
A entrevista foi concedida ao site inglês Motorcycle News e Garner explicou que o foco dos engenheiros com os novos modelos foi totalmente em performance. A Norton V4 RR utiliza, por exemplo, muita fibra de carbono. O nobre material está na carenagem, no tanque de combustível e nas rodas BST. O chassi foi desenvolvido para ter um bom desempenho no Troféu Turista da Ilha de Man.
O motor é um V4 de 1200 cc, arquitetura que Garner e os engenheiros avaliaram como a ideal: “Tínhamos capacidade e liberdade para escolher qualquer configuração“, disse o CEO. “Após calcular o que nos daria o melhor equilíbrio entre potência, desempenho e pacote, escolhemos o V4“, afirma.
Embora a potência não tenha sido divulgada com precisão, Garner afirma que a V4 RR ultrapassa com tranquilidade os 200 cv: “Essa é uma das razões pelas quais fomos para uma 1200, não uma 1000, mas mesmo assim, a moto é muito compacta – menor fisicamente do que algumas mil” garante.
Para controlar tanta potência, a eletrônica não foi esquecida. Tudo o que as demais superbikes possuem a Norton V4 RR também tem, como a badalada Unidade de Medição Inercial da Bosch. Com isso, os modelos possuem controle de largada, anti-wheeling, quickshifter bidirecional, controle de tração e ABS, ambos com vários níveis. Há diferentes modos de pilotagem, também.
Os modelos contaram com ciclística de grife, como suspensões Öhlins e freios Brembo. Apesar disso, Garner garante que a montagem final permanecerá a mão: “Todos os motores serão construídos aqui no Reino Unido em oficinas novas que estão sendo planjeadas agora”, disse.
O plano é vender 5000 unidades no próximo ano: “Todas as 200 unidades iniciais da V4 SS já estão vendidas e vamos disponibilizar o primeiro lote da V4 RR para encomendar agora“. O preço anunciado foi de £ 28.000 libras, mais de 120 mil reais, sem impostos. A motocicleta será mostrada no salão Motorcycle Live, o principal do Reino Unido, que acontece entre 19 e 27 de novembro.