O presidente e CEO da MV Agusta, Timur Sardarov revelou que a lendária marca italiana está trabalhando para expandir sua produção nos próximos anos, com o oferecimento de uma 950cc e uma Adventure.
Em uma entrevista concedida ao Motociclismo.it, Sardarov comentou diversos assuntos, como as recentes notícias de que a MV Agusta produzirá motocicletas de 350cc na China. O executivo quer movimentar o segmento de baixo deslocamento que, na sua visão, não tem modelos interessantes.
“Nossa parceria com a Loncin é do mesmo tipo que a KTM tem com Bajaj ou BMW com TVS. Para nós, o mercado 350cc é muito importante: hoje, com exceção da KTM Duke, este segmento não oferece nada empolgante, apenas economia de custos“, opina Sardarov. “Queremos produzir motocicletas bonitas, projetadas pela MV Agusta, mas produzidas na Ásia“.
Apesar do entusiasmo, também existem muitas desconfianças de que a qualidade das MV Agusta produzidas na China não será a mesma da sede da marca na Itália. Um preconceito que Sardarov garante que não acontecerá.
“Não nos tornamos chineses, não há acionistas chineses. Eles são apenas fornecedores. A Loncin é a mesma que fabrica vários motores para a BMW e suas 400 scooters, que estão entre as melhores do segmento“, revela o empresário. “Temos controle total da cadeia de fornecedores. Somos nós quem indicamos quais empresas usar. Faremos um bicilíndrico de 350cc com a mesma filosofia de todos os nossos motores“, assegura.
Para os próximos anos, os objetivos são ambiciosos. Sardarov garante que a MV Agusta expandirá consideravelmente a sua produção de 3.500 unidades anuais para 25.000 motocicletas em cinco anos, com a ajuda da Loncin.
“Em 2019 mantivemos a produção deliberadamente baixa para entender bem em que a empresa se baseia: revendedores, fornecedores, clientes. Esse ano será um pouco mais e deve dobrar no ano que vem. A capacidade da fábrica [da Loncin] é de 17.000 a 20.000 motocicletas por ano, sem expansão. Agora, estamos trabalhando em uma nova 950cc. E outras novidades virão, como um modelo Adventure“, revelou.
Até o momento, a única opção próxima de uma Adventure oferecida pela MV Agusta é a Turismo Veloce 800, crossover baseada na Brutale 800 oferecida desde 2015. Antes da chegada de Sardarov, a marca atravessou uma grave crise financeira entre 2016 e 2017.