O CEO da MV Agusta, Timur Sardarov não gostou muito das declarações da KTM de que eles pretendem comprar todas as ações da marca italiana em breve. O russo afirma que a história não é bem assim.
Na semana passada, Hubert Trunkenpolz, membro do conselho administrativo da Pierer Mobility AG, empresa que gerencia as marcas KTM, Husqvarna e GasGas, disse que eles pretendem estender a sua participação na MV Agusta, de 25,1% para 100% nos próximos anos.
Mas, em entrevista à revista alemã Motorrad, o atual CEO e líder da MV Agusta, Timur Sardarov negou essas afirmações. O russo, que assumiu o controle da marca italiana em 2016 e ainda possui 74,9% das ações, disse que não pretende vendê-las tão cedo.
“Assinamos um contrato de cinco anos, a KTM tem direito de preferência por precaução, como é de costume entre parceiros. Mas nos próximos três ou quatro anos nada mudará nessa situação. Não quero vender de jeito nenhum. Primeiro, a MV Agusta deve ser estável e lucrativa, então veremos“, disse Sardarov.
“As empresas em países de língua alemã geralmente têm uma maneira muito direta de lidar com os problemas, essa é a maneira de trabalhar deles. Eu me dou bem com isso. E é bom que haja um interesse tão grande no executivo da KTM na MV Agusta”, esclareceu Sardarov.
“Definitivamente queremos crescer! É exatamente por isso que decidi fazer essa parceria, embora muitas pessoas me desaconselhassem porque a KTM é muito agressiva. Mas acho que é exatamente isso que é bom, a empresa é bem-sucedida porque é muito determinada, bem orientada e também atua de forma agressiva. É exatamente isso que nos falta.“
Na mesma entrevista, Trunkenpolz fez outras revelações polêmicas, como eles estarem descartando a MV Agusta Lucky Explorer 5.5 (feita na China) e que a fábrica da marca, em Varese, havia montado apenas 1.000 motocicletas em 2022. Sardarov novamente esclareceu essas afirmações.
“Foram fabricadas 5.000 unidades, não poderíamos sobreviver com 1.000“, responde Sardarov. “Talvez a citação de Hubert Trunkenpolz tenha sido tirada do contexto. Nós da MV estamos planejando produzir quase 9.000 motocicletas este ano e 12.000 no ano que vem“, garante.
“Quando estávamos planejando a 5.5, ainda não tínhamos um parceiro, então a moto fazia todo o sentido. Mas nosso 950 definitivamente virá, agora também definimos o nome final desta nova série de modelos: ‘MV Agusta LXP’. Várias versões estão planejadas, incluindo a Lucky Explorer.“
Isso vai de encontro a documentos de certificação da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) descobertos recentemente, que lista três modelos como “LXP”, “LXP Premium” e “LXP Orioli”. O lançamento deve acontecer no EICMA em novembro.