Timur Sardarov, CEO da MV Agusta resolveu publicar uma carta aberta para expor em detalhes o que pensa sobre a invasão que seu país natal, a Rússia, está fazendo na vizinha Ucrânia.
Sardarov é membro de uma das famílias mais influentes da Rússia e dono de um fundo de investimentos. Esse fundo foi responsável pela compra da MV Agusta em um momento em que a fabricante de Varese estava com graves problemas financeiros, em 2016.
De lá para cá, a MV Agusta renasceu deixando para trás o período obscuro quando pertencia ao Grupo Daimler-AG. Com as contas em dia, a tradicionalíssima marca italiana voltou a prosperar com o modelo Superveloce 800, uma parceria com a Q.J Motor e as adventure Lucky Explorer 5.5 e 9.5.
Situação que pode mudar completamente agora com a decisão do presidente da Rússia, Vladimir Putin de invadir a Ucrânia destruindo cidades e matando civis pelo caminho. Desde então, o país de Sardarov vem sofrendo pesadíssimas sanções econômicas que podem levar a população à ruína. Confira a carta na íntegra abaixo.
Queridos colegas,
Gostaria de me dirigir a você nestes tempos difíceis, pois tenho certeza de que você está ciente de que há uma guerra em andamento entre a Rússia e a Ucrânia. Para mim, como russo, é a maior tragédia dos meus 40 anos de existência. Nunca pensei que me sentiria tão traído pela ação do meu próprio país.
Tenho muitos amigos na Ucrânia e muitos amigos e familiares na Rússia. Durante minha educação e a educação de meus pais, sempre nos consideramos como nações irmãs mais próximas.
Tínhamos liberdade de circulação entre nossas cidades, nunca nos considerávamos diferentes. Nós nos apoiamos, nos apaixonamos um pelo outro – antes que essas atrocidades horríveis fossem realizadas pelo regime russo. Toda a minha família está chocada, todas as pessoas que conheço estão chocadas, com raiva e se sentem traídas.
As repercussões para a Europa e para o mundo inteiro são muito imprevisíveis. A retórica que está saindo da mídia russa e ocidental é tão polarizada que está me deixando doente. Acredito que a maioria dos russos também sente o mesmo. Os russos são uma nação muito orgulhosa e em nossa história ninguém nos traiu mais do que este regime.
Meus pensamentos e orações vão para todo o povo ucraniano e os pobres soldados russos, jovens que foram jogados neste conflito de matança entre irmãos. Desculpem as emoções, mas não tenho muitas pessoas para quem expressá-las e considero todos vocês minha família.
Sinceramente, Timur Sardarov