Assim como a Bimota, outra marca lendária, a Cagiva vai voltar ao mercado nos próximos meses. Os italianos, no entanto, estarão com um novo direcionamento, as motos elétricas.
A novidade havia sido revelada pela primeira vez em março de 2018 pelo então CEO da MV Agusta, Giovanni Castiglioni, neto do fundador da Cagiva. Agora foi a vez do atual presidente, Timur Sardarov confirmar o retorno da marca.
“A produção da Cagiva será retomada no próximo ano, o mais tardar no início de 2021 e será dedicada à mobilidade urbana elétrica”, disse Sardarov à revista italiana Motociclismo, que também fez revelações surpreendentes sobre o futuro da MV Agusta.
“Mas não vamos fabricar scooters, serão motocicletas fáceis de dirigir e abaixo de 4kW, porque no momento ninguém que produz além desse limite está gerando lucros“, salientou o empresário. “Em 6 ou 7 anos, provavelmente será possível obter lucro com veículos elétricos equivalentes a 350cc“.
Fundada por Giovanni Castiglioni sênior em 1950, a Cagiva remete as iniciais de CAstiglioni GIovanni VArese e produzia originalmente pequenos componentes metálicos. foram seus filhos, Claudio e Gianfranco que entraram na indústria motociclística em 1978.
O braço esportivo da Cagiva era particularmente forte, conquistando resultados notáveis no Motocross, Paris-Dakar e Motovelocidade, onde competiu entre 1988 e 1994, inclusive com o nosso Alex Barros. A marca, no entanto, está inativa desde 2012.