O CEO da KTM, Stefan Pierer revelou que os planos da marca austríaca de lançar motocicletas de 500cc continuam de pé. Os modelos devem começar a chegar ao mercado em 2022.
Pierer de uma entrevista ao site francês “Les Repaires des Motards”, onde disse que a demanda por motocicletas médias aumentou durante a pandemia de Coronavírus, o que acelerou o projeto dos novos modelos de 500 cm³ de deslocamento.
“Devido às lições aprendidas com o Coronavírus estamos acelerando os projetos, porque o segmento de 500cc se tornará muito importante, especialmente nos mercados desenvolvidos da categoria A2“, explicou. “E nos chamados mercados emergentes, será um segmento premium. Portanto, será muito importante para os nossos clientes de Duke 125/200/390 que desejem subir de categoria“.
Em seguida, Pierer deu detalhes de como serão esses modelos: “Eles são 100% desenvolvidos no centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Bajaj, na Índia, mas com o apoio e as habilidades de nossos engenheiros austríacos“, garante. “O motor é de dois cilindros paralelos, semelhante ao usado na linha 790/890, mas com 500 cm³“, explicou.
E quando podemos esperar por esses modelos? “Ainda em dois anos para o primeiro modelo, então em 2022. Mas veremos vários modelos diferentes com as versões Duke e Adventure em cada uma das linhas KTM e Husqvarna“, informou.
Os planos de uma linha de 500cc já são de conhecimento público desde outubro do ano passado. Em dezembro de 2019, uma apresentação interna para investidores revelou a existência de cinco modelos: 490 Duke, 490 Adventure, RC490, 490 SMC R e 490 Enduro R.