É tempo de GP da Áustria, o que significa que o CEO da KTM, Stefan Pierer vai estar presente para acompanhar de perto o trabalho de suas equipes no Campeonato Mundial. E o empresário não nega estar muito decepcionado com Raul Fernandez e seu entorno de pessoas.
Um ano atrás, Fernandez disputava o título da Moto2 palmo a palmo com seu companheiro de equipe, o ilustre filho de Wayne Gardner, Remy Gardner. O que lhe valeu uma promoção à MotoGP, mesmo após apenas um ano de experiência na Categoria Intermediária.
Agora, a situação não poderia estar mais diferente. Fernandez não se adaptou à MotoGP e briga pelas últimas posições, com apenas 5 pontos marcados. O jovem espanhol diz que o problema é a moto e quer deixar a KTM. Mas Pierer, apesar de decepcionado, não quer liberá-lo tão fácil.
“Humanamente, o ambiente de Fernandez é um desastre. Nós realmente tentamos. É decepcionante“, disse Pierer ao Speedweek. “Fizemos tudo por ele, até contratámos o seu irmão para o Campeonato de Moto3. Fizemos todo o possível para dar a ele um bom pacote completo. Decepcionante sim. Nós absolutamente esperávamos mais de Raul. Mas essas decepções também fazem parte do motociclismo.”
Especula-se que a KTM esteja pedindo 1 milhão de euros de multa rescisória para liberar Fernandez para a RNF Aprilia. Apenas para comparação: dois anos atrás, Jorge Martin foi liberado de seu contrato para assinar com a Ducati por 80.000 euros. O espanhol, no entanto, foi muito mais agradável na negociação, recorda-se Pieer.
“Não queríamos ficar no caminho de Jorge Martin na época. Ele não apenas teve sucesso conosco, mas também é um cara simpático“, continuou Pierer. “Sempre tem a ver com as pessoas. Na Áustria dizemos: ‘As pessoas se aproximam conversando’. Se alguém nos trata decentemente e negocia com sensatez, sempre há uma solução, como é o caso de Miguel Oliveira. Fico feliz que ele tenha encontrado uma boa equipe. A Aprilia certamente não é ruim. Isso será interessante. Mas se alguém só parece presunçoso e arrogante, isso não é suficiente.“
Sobre o valor da multa, Pierer diz que não sabe: “Não sei o valor. Eu disse a Pit Beirer [diretor da KTM] que uma certa quantidade é obrigatória, como também é a ordem do dia no futebol“, explicou. “Investimos muito dinheiro em Fernández, levamos-o da Red Bull Rookies Cup para a Moto3, Moto2 e MotoGP. Mas nenhum resultado foi entregue em 2022.”