A pandemia global de Coronavírus teve um efeito prejudicial em praticamente todas as indústrias globais. Entretanto Stefan Pierer, CEO da KTM, afirma que as vendas da marca melhoraram durante esse período e até novas contratações foram feitas.
Através de uma entrevista concedida ao site francês Le Repaire Des Motards, o empresário disse que a empresa não foi pega de surpresa pela pandemia. A produção foi interrompida em 13 de março e voltou à ativa em 11 de maio.
“O Coronavírus não nos pegou de surpresa. Como empresa multinacional, temos conexões em todo o mundo e vimos muito cedo que havia um problema na China que impedia nossos clientes de comprar nossos produtos nos mercados asiáticos“, revelou Pierer. “Quando começou a causar problemas em nossa cadeia de suprimentos italiana para as partes das motocicletas que construímos aqui em Mattighofen, eu já havia planejado interromper a produção em meados de março”.
Na entrevista, Pierer afirma que, já em 18 de maio, 100% dos funcionários da fábrica de Mattighofen estavam trabalhando e o tempo que ficaram parados custou a falta de 30.000 unidades que planejavam produzir inicialmente.
Por isso eles tiveram que contratar mais 40 colaboradores devido ao aumento da demanda. Eles também planejam fazer acordos com horas extras e redução das férias de verão (em julho) para que possam recuperar entre 10.000 e 15.000 unidades.
“Agora estamos em uma situação muito favorável em comparação com outros setores, como o automóvel ou a aviação, onde é um pesadelo. Felizmente para nós, a indústria de duas rodas está prosperando até certo ponto após o Covid-19”, acredita Pierer, que julga a motocicleta como o veículo perfeito na era do distanciamento social.
“Ao gastar menos de 10.000 euros, você pode fugir do Coronavírus a qualquer momento, sozinho, sem se preocupar com distanciamento social, pode deixar os riscos ligados à densidade urbana e visitar o campo, sempre com a melhor proteção possível: seu capacete“, argumenta. “Esta é a principal razão pela qual estamos enfrentando uma enorme demanda por nossos modelos off-road nos EUA“.
De acordo com os norte-americanos do Asphalt & Rubber, enquanto as vendas de motocicletas On-Road caíram -23% e de scooters -24% nos primeiros meses do ano, o segmento Off-Road viu um crescimento de 30% durante o mesmo período. Vale lembrar que a KTM continua sendo uma marca referência no fora da estrada.
O mesmo aconteceu na Espanha, onde o modelo Off-Road KTM 250 EXC teve um aumento de 23,7% em maio em comparação com o ano passado. No Reino Unido, a Kawasaki reportou que enquanto em 2019 eles vendiam cerca de 20 desses modelos por mês, em maio de 2020 foram comercializadas cerca de 200 unidades.
A explicação para isso é que, embora os motociclistas não pudessem andar em estradas públicas, muitos investiram em máquinas “todo-o-terreno”, para andar sozinhos ou em terrenos privados como foram de recreação. Parece que os bons tempos estão à frente da KTM e, afinal, o mercado de motocicletas ficará mais forte.