O CEO da Ducati, Claudio Domenicali indicou que o próximo modelo da Panigale V4 terá ainda mais semelhanças com a Desmosedici de MotoGP, como a introdução de asas na carenagem, por exemplo.
A indicação surgiu em uma declaração de Domenicali após a incrível vitória de Andrea Dovizioso no Grande Prêmio de San Marino, realizado há três semanas no circuito de Mugello. O CEO revelou que muitas coisas foram aprendidas.
“A Ducati Corse melhorou muito e aprendeu muitas coisas. Mal podemos esperar para liberar tudo isso para nossas futuras versões de produção da V4″, revelou Domenicali. “Rigidez do chassi, construção do braço oscilante, estratégia de controle de tração, pacote aerodinâmico“, mencionou sem se aprofundar.
Apresentada no ano passado, a Ducati Panigale V4 é a primeira moto derivada da MotoGP a realmente ser produzida em série para o público em geral. Antes dela, a marca de Bolonha havia feito apenas a Desmosedici RR, em edição muito limitada em 2008.
Agora, com a Desmosedici GP18 sendo considerada como a melhor moto da MotoGP atual, é natural que a Ducati queira deixar a Panigale V4 o mais parecida possível com sua guerreira das pistas. Quem lucra com isso é o consumidor, é claro.
A Ducati, no entanto, não será a primeira marca a introduzir as asas em modelos de rua. A rival Aprilia já faz isso com as veneradas RSV4 RS e RSV4 RR, que infelizmente não estão disponíveis no Brasil. Alô, mais uma vez, Grupo Piaggio…