Os organizadores da MotoGP anunciaram o retorno do GP do Cazaquistão ao calendário 2024. A etapa inaugural, que havia sido adiada em consequência das inundações na região, será realizada no lugar do GP da Índia.
Previsto para acontecer entre 14 e 16 de junho, o GP do Cazaquistão sofreu atrasos por causa das intensas inundações que desabrigaram boa parte da população ao redor do circuito de Sokol. Uma nova data ficou de ser anunciada, mas ninguém esperava que o retorno acontecesse ainda esse ano.
O anúncio feito em conjunto pela FIM, IRTA e Dorna informa agora que a etapa finalmente acontecerá de 20 a 22 de setembro como a primeira perna da etapa asiática do calendário 2024. Os GPs da Indonésia, Japão, Austrália, Tailândia e Malásia vem na sequência.
A data escolhida estava originalmente escalada para o GP da Índia, que sediou em 2023 a sua primeira corrida de MotoGP no circuito de Buddh. No anúncio, eles não foram claros sobre os motivos da retirada, mencionando apenas “considerações operacionais” e “condições meteorológicas.”
De forma não oficial, há semanas se especulava que a corrida na Índia seria cancelada. Tanto a Dorna como os promotores do evento, Fairstreet Sports, envolveram-se em debates acalorados sobre o pagamento das verbas devidas pela estreia da corrida no ano passado.
Além disso, as eleições gerais no país, também se mostraram um entrave para a etapa, assim como a organização e as condições climáticas. Vários pilotos queixaram-se das altas temperaturas, elevada umidade e poluição. A etapa, portanto, deve retornar em março de 2025.