Casey Stoner não gostou do novo regulamento técnico da MotoGP anunciado ontem (6) para 2027. Para o icônico bicampeão australiano, será mais difícil ultrapassar e só os engenheiros serão ajudados.
Stoner, que já é um crítico do regulamento atual, disse a sua opinião no perfil da MotoGP no Instagram, onde comentou que as novas regras são insuficientes para o piloto fazer a diferença e não vão atingir o desejado efeito de melhorar o espetáculo na pista.
“A única melhoria é a proibição do dispositivo de altura e do Holeshot”, disse Stoner. “Nada mais será benéfico, apenas os engenheiros serão beneficiados”, disse o campeão de 2007 e 2011, sempre polêmico por dizer exatamente o que pensa.
As principais alterações para 2027 ficam por conta dos motores, que terão a sua capacidade cúbica reduzida de 1000 cm³ para 850 cm³ a fim de reduzir a velocidade máxima. O tanque também teve a sua capacidade máxima reduzida em dois litros e o combustível será 100% sintético.
A aerodinâmica continuará muito presente na MotoGP. Apenas o tamanho das asas dianteiras foram ligeiramente reduzidas, além de acrescentar a parte traseira à homologação. Para Stoner, combinar isso a motos mais leves vai piorar a chance de ultrapassagem.
“Motos mais leves tornarão os pontos de frenagem mais curtos (menos oportunidades de ultrapassagem). Haverá maior velocidade nas curvas, mais ar sujo proveniente da aerodinâmica, temperaturas mais altas de freios e pneus e, portanto, mais dificuldade nas ultrapassagens”, prevê Stoner.
Poucos pilotos de MotoGP se pronunciaram sobre o novo regulamento técnico. Um deles foi Luca Salvadori, italiano que até a temporada passada estava inscrito no mundial de MotoE. “Com menos dois litros no depósito e 850cc vamos salvar o mundo!“, disse de forma irônica.