O carro que Barry Sheene utilizou nas pistas quando deixou o Mundial de Motovelocidade em 1985 está à venda na Inglaterra. Os organizadores esperam arrecadar entre 60 mil e 80 mil libras com o leilão.
Trata-se de um Toyota Supra especialmente preparado para o “British Saloon Car Championship”, campeonato que existia na época e contava com carros de série com poucas modificações em relação ao original. Ainda assim, é uma máquina capaz de render mais de 200 cv.
Sheene escolheu esse campeonato após aposentar-se oficialmente do motociclismo no final de 1984. O bicampeão, embora corresse apenas por diversão, imediatamente mostrou velocidade de veterano, chegando em quinto na primeira corrida e conquistando dois pódios ao longo do ano.
Mas se conseguiu se divertir muito em quatro rodas, Sheene também estendeu sua coleção de lesões com constantes acidentes. Em uma ocasião, o britânico quase partiu o Toyota ao meio em uma colisão que rendeu uma fratura no tornozelo. Acostumado, o bicampeão retornou às pistas apenas duas semanas depois, chegando em terceiro em Silverstone.
“Este incrível Toyota Supra representa uma oportunidade muito rara de possuir um icônico carro do grupo A Touring com uma proveniência excepcional“, disse Nick Whale, responsável pelo leilão. “É uma parte importante da história do automobilismo, e espero que haja um grande interesse no dia do leilão“.
O leilão acontecerá no próximo dia 27 de julho e os organizadores esperam arrecadar entre 60 mil e 80 mil libras com a venda (entre R$ 250 mil e 336 mil). Parece muito, mas é menos do que foi conseguido com a Suzuki RG500 de 1983, vendida no ano passado por 95 mil (R$ 399.000,00 reais).