Lembra de Carlos Checa? O piloto espanhol que competiu no Campeonato Mundial entre 1995 e 2007 anunciou essa semana que vai participar do Rali Dakar 2022, mas de carro.
Checa foi um dos principais pilotos da Espanha na virada do milênio e conquistou duas vitórias (no GP da Catalunha de 1996 e no GP de Madri de 1998) competindo principalmente de Honda e Yamaha na fase pré-Rossi. Sua principal conquista, no entanto, é o título do Mundial de Superbike em 2011 com uma Ducati.
Embora esteja aposentado desde 2014, Checa já correu em provas nacionais de enduro clássico e raids. No Rali Dakar 2022, o catalão de 49 anos vai pilotar o buggy Optimus, um veículo de 400 cv e 1.480 kg da equipe MD Rallye Sport, campeã em 2009 na categoria de construtores com tração nas duas rodas.
“Desde que saí da competição ativa como piloto de SBK, muito queria participar no Dakar e finalmente, este ano todas as circunstâncias me foram dadas para levar a cabo este importante desafio“, disse Checa. “Como diz o clichê, não vou para fazer turismo, mas para competir com uma equipe de reconhecido prestígio e um navegador experiente.”
Assim como nos últimos dois anos, o Rali Dakar 2022 acontece nas planícies áridas da Arábia Saudita e tem a largada prevista para 2 de janeiro em Ha’il e a chegada duas semanas mais tarde, em Jidá, no dia 14 de Janeiro. Outro piloto de motos que estará lá é Danilo Petrucci, com a equipe oficial da KTM.