A Shoei pode estar planejando o seu primeiro capacete inteligente, mas vai ter que enfrentar uma forte concorrência da Jarvish. A empresa independente conseguiu juntar cerca de $420 mil dólares através de sua campanha de financiamento coletivo.
Os taiwaneses desenvolvem, desde 2017, um capacete inteligente de primeira linha, com concha aerodinâmica em fibra de carbono, viseira anti embaçante e todos os principais certificados de segurança garantidos.
Os recursos eletrônicos são realmente integrados, como duas câmeras de 360º, frontal e traseira, auto falantes com som surround e microfone com redução de ruído. O visor (Head Up Display) disposto bem à frente dos olhos do motociclista fornece uma série de informações vitais.
Essas informações são muitas, como velocidade, avisos de radar e perigos à frente na estrada, além de GPS e a visão fornecida pelas câmeras. Tudo é possível graças à conexão Bluetooth, WiFi e controles de voz, que dispensam definitivamente a utilização de fios.
O capacete também foi exposto na Consumer Electronic Show (CES 2019) realizada em janeiro, em Las Vegas, mesma ocasião onde a Shoei revelou os planos de construção de um capacete inteligente. Apesar de menor, o modelo da Jarvish parece muito mais pronto para entrar em produção.
Tanto é que o capacete da Jarvish já se encontra em regime de pré-venda a partir de $ 499 dólares, bem menos do que os $ 960 inicias estipulados pela Shoei. A guerra dos capacetes inteligentes pode estar apenas começando.