A tradicional casa de leilões Bonhams vendeu, no último final de semana o capacete e as luvas utilizadas por Barry Sheene em seu acidente no oval de Daytona, 1975. O desastre ironicamente marcou o início do período mais vitorioso da carreira do inglês.
O capacete, da marca norte-americana Bell e com a icônica pintura em preto, dourado e o desenho do Pato Donald na dianteira foi leiloado por £ 15.625, ou mais de 80 mil reais em uma conversão simples.
Utilizado nas temporadas de 1974 e 1975, o capacete salvou a vida de Sheene no seriíssimo acidente em que sofreu quando se preparava para a Daytona 200, em uma Suzuki XR14. O piloto quebrou o fêmur esquerdo, o braço direito, clavícula e duas costelas.
Apesar da gravidade de seus ferimentos que chegaram a ameaçar sua carreira, Sheene voltou a correr novamente apenas sete semanas depois.
Para completar, o britânico não perdeu sua velocidade, se sagrando campeão das 500cc nos dois anos seguintes, antes de se aposentar em 1984.
Sheene, que faleceu em 2003 foi, até o ano passado, o último campeão britânico nas categorias ainda em existentes do Campeonato Mundial de Motovelocidade. Apenas no ano passado, Danny Kent conseguiu um título, na Moto3.
Além das peças de Sheene, o leilão da Bonhams também vendeu diversas motocicletas, incluindo a “Hydrex Honda” utilizada por Guy Martin no Troféu Turista da Ilha de Man, em 2008. O valor arrecadado foi de £ 14.720 ou R$ 75.680.