Niccolò Canepa está sendo acusado de lesão corporal e agressão em Florença, na Itália. O italiano teria derrubado propositalmente o piloto David Cappato em uma sessão de treinos amadora no circuito de Mugello em 2013.
Conforme pode ser visto no vídeo abaixo, Canepa percorre lentamente as curvas Poggio Seco e la Materassi olhando para trás a procura de outro piloto. Quando este chega ao seu lado, Canepa claramente coloca sua mão esquerda no punho direito da outra moto, travando seus freios.
Cappato caiu violentamente à frente de outro competidor, que por sorte conseguiu evitá-lo, saindo do incidente apenas com uma clavícula quebrada. As imagens foram registradas pelas câmeras de segurança e estão sendo usadas como argumento da promotoria contra Canepa. A defesa, por sua vez, argumenta que se trata de um acontecimento fortuito.
Canepa, que nesse momento está em Sepang, na Malásia, disputando a 10º etapa do World Superbike, terá que comparecer à uma audiência em Florença no dia 23 de setembro de 2015. A notícia ganhou repercussão nos sites italianos hoje (31) e o italiano se viu forçado a até fechar sua página no Facebook.