A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) divulgou nos últimos dias o calendário para 2019 do primeiro Campeonato Mundial de motos elétricas da história. A nova categoria competirá em cinco circuitos.
Todas as etapas acontecerão – inicialmente – em solo europeu, aonde a adesão às motos elétricas vem sendo maior do que em outras partes do globo. A primeira rodada acontecerá em 5 de maio de 2019 no circuito de Jerez, na Espanha. Duas semanas depois, estará em Le Mans, na França.
A chamada “MotoE”, então, só retorna em julho, no circuito de Sachsenring na Alemanha. Logo em seguida, a quarta etapa na vizinha Áustria e a prova de encerramento será feita em Misano, Itália, no início de setembro. Confira os detalhes abaixo.
Se você reparou, a Dorna, entidade que regulamenta e promove a MotoE concebeu o calendário para acontecer nos mesmos dias das corridas de MotoGP nesses países. A nova categoria será um evento preliminar do “prato principal”, digamos assim.
A MotoE vem sendo divulgada aos poucos pela Dorna para inserir o Mundial de Motovelocidade na era dos veículos de energia limpa, gostemos disso ou não. A motocicleta, uma Energica Evo Corse, é muito semelhante à versão de rua e é capaz de gerar silenciosos 160 cv.
Ainda não há informações sobre os pilotos que disputarão a MotoE, mas isso deve ser revelado na próxima etapa da MotoGP, o Grande Prêmio de Aragón, na Espanha, que acontece no próximo final de semana (21-23 de setembro).
Mundial de MotoE – Calendário 2019
– 5 de maio, Jerez, Espanha
– 19 de maio, Le Mans, França
– 7 de julho, Sachsenring, Alemanha
– 11 de agosto, Spielberg, Áustria
– 15 de setembro, Misano, San Marino