O Campeonato Mundial de Endurance (EWC) terá uma grande mudança no final de 2016. O tradicional certame passará a ser disputado no final do ano, durante o inverno no hemisfério norte. A alteração visa preencher a lacuna de corridas durante esse período, aproveitando as férias da MotoGP e World Superbike.
O calendário permanecerá no mesmo esquema atual em 2016, ou seja, começando com as 24 Horas de Le Mans em abril e terminando com as 8 Horas de Oschersleben em agosto. Contudo, a temporada 2017 começará logo em seguida, em setembro, culminando com as 8 Horas de Suzuka, em julho do ano seguinte.
A proposta foi idealizada pela Eurosport Events, promotora que assumiu o campeonato semanas antes do início da temporada 2015. Eles prometeram maior apoio e tempo de exposição na TV para as equipes e fabricantes se o calendário fosse movido adiante. Também planejam uma expansão para fora da Europa em países do Extremo Oriente, como a Indonésia e Malásia.
“Corridas de Endurance estavam precisando de uma cobertura de mídia mais consistente, por isso, a mudança dará ao campeonato quase 60 horas de tempo na Eurosport, um canal com 40 milhões de espectadores em 2015. Após a nossa primeira experiência com as 8 Horas de Suzuka, tornou-se claro que a rodada final do campeonato deve ocorrer em solo japonês neste evento lendário. Reformar um campeonato é uma tarefa difícil. Exige um diálogo de qualidade com todas as partes interessadas e vamos concentrar nossos esforços em elevar o perfil do EWC, tornando-o maior, melhor e mais visível em todo o mundo.” (François Ribeiro, Diretor de Operações da Eurosport Events)
A mudança teve a aprovação da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), além de equipes e patrocinadores. A temporada 2017, portanto, começará em setembro de 2016 com as tradicionais 24 Horas de Bol d’Or, na França e terminará em julho do referido ano, em Suzuka, no Japão. O calendário será estendido para fora da Europa durante o inverno, em datas que ainda serão anunciadas.