O campeão de 1981 Marco Lucchinelli foi introduzido hoje (2) no Hall da Fama da MotoGP passando a ganhar o status de “lenda” da categoria. A homenagem foi feita no paddock de Mugello, onde domingo será realizado o Grande Prêmio da Itália.
Depois de estrear na categoria rainha em 1976, Lucchinelli ganhou posição de primeiro piloto da Suzuki após a saída de Barry Sheene, no final de 1979. Já em 1980, o italiano subiu ao pódio cinco vezes, incluindo uma vitória na Alemanha.
Em 1981, com Sheene e Kenny Roberts competindo entre si na Yamaha, Lucchinelli soube se aproveitar conquistando cinco vitórias e sete pódios, que se revelaram suficientes para vencer o campeonato. O italiano também anotou cinco voltas mais rápidas e sete pole positions com a Suzuki RG500 que está sendo exposta em Mugello.
“Eu só quero dizer algumas palavras. Primeiro, quão incrível é ver aqui tantas pessoas e amigos. Faz tanto tempo que não via vocês e é um prazer revê-los agora. E ter a motocicleta aqui é excelente, a moto original. Estou muito feliz, e eu realmente não sei o que dizer. É um prazer ser nomeado como lenda entre todos esses grandes.” (Marco Lucchinelli)
A cerimônia foi introduzida por Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, a entidade que promove e regulamenta a MotoGP. O espanhol relembrou a carreira de Lucchinelli e destacou a sua importante ajuda na organização atual da categoria.
“É um dia muito especial para nós e para mim, talvez muitas pessoas não saibam, mas Marco tem sido algo muito importante em nosso compromisso com a MotoGP, fundamental para nos ajudar. É um agradecimento especial a Marco pelo que ele fez para motociclismo, ele é uma verdadeira lenda da MotoGP e estou muito orgulhoso de lhe dar esse prêmio.” (Carmelo Ezpeleta)
Lucchinelli assim junta-se à uma longa listas de pilotos já incluídos no Hall da Fama, como Giacomo Agostini, Mick Doohan, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Daijiro Kato, Eddie Lawson, Anton Mang, Angel Nieto, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Carlo Ubbiali, Alex Crivillé, Franco Uncini, Kenny Roberts Jr e o recém-falecido Nicky Hayden.