Kevin Benavides, que em janeiro tornou-se o primeiro argentino a vencer o Rali Dakar na categoria motos anunciou que está deixando a Honda para ingressar na KTM. A estreia do piloto pela equipe austríaca deve acontecer em junho.
Benavides, que é considerado um dos pilotos mais rápidos da nova geração, compete pela equipe oficial Honda desde a sua estreia no Rali Dakar em 2016. Esse ano, o argentino liderou uma dobradinha para a marca no evento, o que não acontecia desde 1987.
“Estou muito animado para entrar para a equipe Red Bull KTM Factory Racing, é uma grande mudança para mim”, disse Benavides. “Como campeão do Dakar, a mudança é um novo capítulo importante na minha carreira de automobilismo. Sempre fui um fã das motos KTM, da Red Bull e de como a equipe é organizada – eu realmente acredito que é a melhor escolha para eu continuar minhas corridas e ser capaz de lutar por mais vitórias no Dakar e no Campeonato Mundial.“
Na KTM, Benavides encontrará um time estelar liderado pelo ex-piloto Jordi Viladoms e tendo como colegas os campeões Toby Price, Sam Sunderland e Matthias Walkner. Os austríacos ganharam o Dakar ininterruptamente de 2001 a 2019.
“O plano, depois da minha primeira visita à fábrica na Áustria, é ir para Dubai e passar um tempo com a moto e com a equipe. O objetivo para este ano é tentar me adaptar o mais rápido possível e conhecer todas as pessoas para me sentir confortável e poder concentrar-me na pilotagem“, continuou Benavides. “Olhando para o próximo ano, o objetivo final seria vencer o Dakar novamente. Já tive a sorte de ser um piloto apoiado pela KTM no enduro anos atrás, então agora estar de volta e na equipe de fábrica é um sonho e uma verdadeira honra. Estou muito grato pela oportunidade e mal posso esperar para começar a correr!“
A primeira prova de Benavides como piloto da KTM está prevista para ser no Rally do Cazaquistão no início de junho, etapa válida para o Campeonato Mundial de Rally de regularidade, antes de voltar às atenções para o Dakar na Arábia Saudita em janeiro de 2022.