O que fazer quando se tem 80% de participação de mercado e uma motocicleta há 45 anos consolidada na liderança? Apenas continuar em frente. É o que a Honda está fazendo ao apresentar a linha CG 160, que chega ao modelo 2022.
Desde que a linha CG começou a ser fabricada no Brasil em 1976, mais de 13 milhões de unidades saíram das linhas de produção da Moto Honda da Amazônia (AM) e já foram apresentadas oito gerações. Em 2022, serão quatro modelos: CG 160 Start, Fan, Cargo e Titan.
A básica CG 160 Start traz novo design na moldura do painel de instrumentos e na carenagem frontal, porém conta com um tanque menor, 14,6 litros (com 3,2 de reserva), enquanto as demais possuem 16,1 litros (3,1 de reserva). As cores disponíveis são três: prata metálico, vermelho e preto.
As intermediárias Fan e a Cargo também receberam nova moldura de painel, nova carenagem de farol e laterais do tanque redesenhadas interna e externamente. A primeira conta com três cores: azul perolizado, vermelho e preto. A Cargo só pode ser adquirida na cor branca.
Topo de linha, a CG 160 Titan também recebeu uma nova moldura no painel, nova carenagem de farol e de laterais do tanque (exclusivas do modelo), além de uma rabeta com laterais redesenhadas e três opções de cores: cinza metálico, vermelho perolizado e amarelo perolizado.
Pouco mudou no consagrado conjunto mecânico. O motor monocilíndrico com injeção eletrônica arrefecido a ar é o mesmo para as quatro e desenvolve 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) a 8.000 rpm. O torque total é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 7.000 rpm. A única diferença é que a Start não é flex.
O quadro diamond de aço é apoiado em garfos telescópicos dianteiros de 135 mm, que desde 2018 tem funções separadas nos tubos: no esquerdo funciona o sistema hidráulico, compressão e extensão; o direito abriga a mola. Esse arranjo filtra melhor as irregularidades e proporciona melhor dirigibilidade.
Já a suspensão traseira, cujo curso é de 106 mm, utiliza dois conjuntos de mola e amortecedor com possibilidade de regulagem na pré-carga em cinco posições. Todas possuem freios CBS (Combined Braking System), a Start com tambor nos dois eixos e as demais com disco na dianteira e tambor na traseira.
Outras pequenas diferenças estão nas rodas. Enquanto a Start possui aros de aço raiados (como as antigas), Cargo Fan e Titan vem com aros de liga leve com cinco raios duplos, mais moderninhos. Em todas as versões o pneu dianteiro tem medida 80/100-18. Na Start e Fan o traseiro mede 90/90–18 M/C REINF 57P enquanto na Titan é ligeiramente maior, 100/80–18M/C REINF 59P.
A linha CG 160 2022 estará disponível nas concessionárias de todo o território nacional a partir de julho. A Start parte de R$ 10.520,00, a Fan de R$ 11.760,00, Cargo de R$ 11.900,00 e Titan, R$ 13.040,00. Os preços têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas com frete ou seguro.