Agora é oficial: a Yamaha vai mesmo utilizar a caixa de câmbio seamless (sem costuras) completa na temporada 2015. O anúncio foi feito hoje (10) em uma conferência de imprensa no Japão.
O dispositivo permite que o os pilotos passem as marchas para cima e para baixo sem utilizar a embreagem e sem perdas de rotação, otimizando aceleração e tornando a moto mais rápida.
O sistema vem sendo utilizado há dois anos, mas apenas de forma ascendente, ou seja, da primeira à sexta marchas. O modo completo (ascendente e descendente) foi testado apenas no final do mês passado em Sepang, na Malásia, com os pilotos Valentino Rossi e Jorge Lorenzo.
“Durante o segundo teste de Sepang, fomos capazes de confirmar o desempenho da nossa caixa de câmbio seamless. No entanto, devemos continuar a desenvolver o chassis e componentes eletrônicos para utilizá-lo para o seu pleno potencial. Vamos continuar a trabalhar no set-up no próximo teste no Catar para tentar buscar a vitória na primeira rodada da temporada no final deste mês” (Takaaki Kimura, vice-presidente da Yamaha Motor Company)
Assim, a Yamaha se iguala em condições técnicas à sua rival histórica Honda, a primeira a criar esse sistema, já de forma completa desde 2011. Além das duas marcas japonesas, apenas a Ducati trabalha em um câmbio semelhante, que ainda não está pronto. A abertura da temporada acontece em 29 de março no Catar.