Graças ao segundo lugar conquistado no Grande Prêmio da França, Antonio Cairoli é mais líder do que nunca na MX1, a principal categoria do Mundial de Motocross. De quebra, a KTM ainda lidera também na MX2, com Pauls Jonass.
A prova aconteceu no circuito de Ernee valley, conhecido por ser curto, apertado e extremamente ondulado. Sem muitos locais de ultrapassagem, as chances de todos dependiam de uma boa largada, o que Cairoli fez com maestria, seguindo Max Nagl e Jeremy Van Horebeek.
Cairoli passou boa parte da primeira corrida em terceiro, conseguindo ultrapassar Van Horebeek quando restavam apenas duas voltas para o final. O italiano cruzou a linha de chegada em segundo, atrás apenas de Nagl, que venceu pela primeira vez na sua carreira.
Cairoli manteve a ponta na largada da segunda corrida, mas foi superado na segunda volta pelo eventual vencedor, Clement Desalle. Mais tarde o italiano perderia ainda mais uma posição, para o herói local, Gautier Paulin encerrando o dia em terceiro.
Apesar de não ter vencido nenhuma das duas corridas, Cairoli tem motivos de sobra para celebrar, já que seu principal adversário na disputa do título, Tim Gajser não conseguiu participar devido à problemas no seu ombro. O italiano agora tem duas etapas inteiras de vantagem para o competidor mais próximo, Gautier Paulin.
“No geral, estou feliz com o fim de semana porque prolongamos a liderança do campeonato e é por isso que estamos aqui. Estou um pouco decepcionado com a minha pilotagem, porque sei que posso fazer melhor, mas lutei bastante com a pista, mesmo com dois bons começos. Então, segundo e terceiro, não é ruim, mas sempre buscamos ganhar. Iremos à Rússia para fazer o nosso melhor e entrar no pódio novamente e agora é quase a hora de começar a controlar a classificação”. (Tony Cairoli)
Na MX2, quem tem motivos para sorrir é Pauls Jonass. Partindo da pole position, a promessa de apenas 20 anos da KTM dominou completamente a primeira corrida, chegando a sua nona vitória no ano.
Na segunda bateria, Jonass realizou uma bonita disputa até a linha de chegada com Benoit Paturel, perdendo no duplo por menos de dois segundos. Apesar disso, o piloto conseguiu abrir 42 pontos de vantagem para o suíço Jeremy Seewer, seu principal rival.
Cairoli (KTM) lidera a tabela de classificação com 347 pontos, enquanto que Paulin (Husqvarna) vem em segundo com 297. Desalle (Kawasaki) é o terceiro com 289 e Gajser (Honda) o quarto com 261. A próxima etapa é o Grande Prêmio da Rússia, no circuito de Orlyonok, dia 11 de junho.