Tony Cairoli dominou completamente a 11º etapa do Mundial de Motocross, que aconteceu hoje (25) em Ottobiano, na Itália. Com vitórias nas duas baterias, o italiano estendeu ainda mais a sua liderança no campeonato.
Com o apoio de uma enorme torcida e partindo da pole position, Cairoli venceu a primeira corrida com folgados 18 segundos de vantagem à frente de seu companheiro de equipe na KTM, Jeffrey Herlings. Gautier Paulin, da Husqvarna completou o pódio.
Na corrida 2, as coisas foram mais equilibradas. Disposto a não deixar Cairoli fugir, Herlings tomou-lhe a ponta, mas apenas momentaneamente. Depois de recuperar a liderança, o italiano cometeu um erro e recebeu outra investida do norte-americano, que passou a comandar a prova na volta 4.
Herlings, então, chegou a abrir quatro segundos de vantagem para Cairoli, antes de começar a perder terreno e ser novamente ultrapassado pelo italiano na 10º volta, dessa vez, em definitivo: “Eu fiz o meu melhor, eu dei 100%, tudo o que eu tinha, e nós tivemos uma boa corrida“, disse o octacampeão mundial.
“Estou feliz em ver todas essas pessoas que vieram me apoiar e, mesmo depois de 14 anos, as pessoas ainda vem me ver, é incrível. Estou feliz por ter tantos fãs e que o motocross está crescendo na Itália, porque é por isso que estamos trabalhando. Eu tinha o ‘Rei da Areia’ atrás de mim e tentei mantê-lo lá, talvez ele estivesse mais rápido em alguns lugares do que eu, mas corremos por 35 minutos e, no final, o venci.” (Tony Cairoli)
Essa foi a 81º primeira vitória de Cairoli no campeonato mundial e graças a ela, o #222 agora tem 67 pontos sobre o novo vice-líder Gautier Paulin. Na MX2, as vitórias ficaram com Pauls Jonass, da KTM, e Jeremy Seewer, da Suzuki. O piloto da Letônia segue na liderança com 38 pontos para o suíço.