A Cagiva está completando, em 2018, 40 anos de participação na indústria motociclística e, para celebrar a data, o clube oficial da marca irá realizar um rali comemorativo na Itália nesse final de semana.
Fundada em 1950 por Giovanni Castiglioni (sênior), a Cagiva produzia inicialmente apenas componentes de metal. Foi apenas em 1978 que eles começaram a fabricar também motocicletas, pelas mãos de seus dois filhos, Claudio e Gianfranco.
O evento celebra a história esportiva da marca (uma junção dos nomes CAstiglioni GIovanni VArese), que abrange seu período nas 500cc, Paris-Dakar, Motocross e as motos de produção mais emblemáticas, como a conhecida Mito 125, de dois tempos.
Organizado pelo Cagiva Historical Registry, pelo Motoclube Internacional da Cascina Costa, pelo Registro Histórico Aermacchi e pelo 100HP Motoclub, o rali também aceita a presença de modelos Aermacchi, MV Agusta, Moto Morini, Ducati e Husqvarna, marcas que foram ligadas à Cagiva de alguma forma ao longo de sua história.
As atividades começam às 9h00 do próximo domingo, 16 de setembro no complexo da MV Agusta, em Schiranna, Itália. Vários eventos estão programados ao longo do dia, incluindo um passeio em conjunto e um “rev-up”.
No Brasil, a Cagiva se tornou conhecida nos anos 1980, através de uma parceria técnica com a empresa gaúcha Agrale, que chegou a produzir scooters e trails com sua tecnologia. Esquecida nos últimos anos, a marca pretende retornar com força total no segmento de motos elétricas.