Shane Byrne venceu hoje (5) as duas corridas do British Superbike em Knockhill. Com isso, o atual campeão da categoria reassume a liderança do campeonato.
Byrne, que já havia conquistado a pole position, liderou o primeiro grupo desde a largada, apesar da entrada do Safety Car. As coisas, porém, não foram fáceis. Na primeira parte da prova, o campeão precisou conter os ataques de seu companheiro de equipe, Stuart Easton.
Easton, no entanto, logo precisou se preocupar com os desafiantes que vinham atrás de si, Josh Brookes, Jason O’Halloran e Michael Laverty. O piloto da Tyco BMW conseguiu ultrapassar os três e cruzar a linha de chegada em segundo.
Contudo, o britânico perderia os pontos horas depois por ter ultrapassado em zona de bandeira amarela. Com isso, acabou em quarto lugar. A primeira bateria de Knockhill também foi marcada pelos acidentes de James Ellison e Ryuichi Kiyonari, que aconteceram simultaneamente na curva sete.
A segunda prova começou com Laverty chegando à frente do pelotão na primeira curva, seguido de Ellison, Easton, Byrne e Brookes. Determinado a fazer melhor que na primeira corrida, Ellison tentou superar Laverty na curva três, mas exagerou na dose e acabou na grama, perdendo muitas posições.
Com isso, Laverty segurou a ponta, seguido de Easton e Byrne. No início da nona volta, Byrne e Brookes conseguiram superar Easton, que passou do ponto no Harpin e acabou facilitando a ultrapassagem dos dois competidores.
Byrne, então foi à caça de Laverty, exercendo uma grande pressão para que o piloto cometesse um erro. Isso acabou acontecendo na 17º volta. O atual campeão da categoria segurava agora a ponta, à frente de Laverty, Easton e Brookes, quando a corrida foi interrompida por causa da chuva.
Felizmente, a monção teve curta duração e após uma breve pausa, a corrida recomeçou com a pista praticamente seca. Contudo, estabelecido na primeira posição, ninguém mais conseguiu ameaçar Byrne, que cruzou a linha de chegada à frente de Easton e Brookes.
Apesar do esforço, o dia definitivamente não foi bom para Ellison, que precisou encostar sua JG Speedfit Kawasaki com problemas após a relargada. O estreante Luke Mossey também ficou de fora ao cair na penúltima volta. Isso possibilitou a Ryuichi Kiyonari subir para a quarta posição. Jason O’Halloran completou os cinco primeiros. Clique aqui para ver os resultados completos.
Com mais duas vitórias Byrne reassumiu a ponta do campeonato com 201 pontos. Graças à sua regularidade, Brookes é o segundo com 166, enquanto Easton vem em terceiro, com 139. Depois de ter chegado a liderar, Ellison caiu para o quarto lugar, com 118 pontos. A próxima etapa acontece em Brands Hatch, entre os dias 17 e 19 de julho.