Shane Byrne conquistou hoje (4) a pole position para o Grande Prêmio de Knockhill do British Superbike. O atual campeão da categoria cravou o tempo de 48s153 e terá o seu companheiro de equipe, Stuart Easton ao seu lado, na segunda posição.
Byrne chegou a cair no Q3, mas o seu tempo estabelecido nos primeiros minutos da fase decisiva foi suficiente para manter a posição de honra. A satisfação da equipe PBM-Kawasaki foi completa porque quem mais esteve mais próximo de ameaçá-lo era justamente o companheiro de equipe Easton.
O britânico conseguiu superar a Yamaha R1 de Josh Brookes que garantiu o terceiro lugar, apesar de chegar a liderar os primeiros minutos do Q3. Com isso, Jason O’Halloran acabou caindo para a segunda fila, depois de também ter dado a impressão de que conseguiria estar entre os três primeiros.
Por pouco O’Halloran não perdeu a posição também para Ryuichi Kiyonari. O tricampeão da categoria foi pouco a pouco melhorando seu ritmo e galgando posições ao longo da classificação, até garantir o quinto melhor tempo. James Ellison completou a segunda fila.
Michael Laverty colocou a primeira Tyco BMW apenas na sétima posição enquanto que Danny Buchan conseguiu recolocar-se no top 10, em oitavo, à frente de Dan Linfoot e Lucas Mossey, nono e décimo respectivamente. O ritmo no Q3 foi intenso: apenas 0.684 separaram os dez primeiros. Clique aqui para conferir o grid de largada completo.