A Bultaco, uma das principais marcas de motocicletas da Espanha pode voltar a funcionar. Segundo a imprensa espanhola, um grupo de investimentos está interessado em adquirir o espólio da empresa.
Fundada por Paco Bultó em 1958, a Bultaco se notabilizou na segunda metade do século 20 com motocicletas de dois tempos e pequeno deslocamento. Modelos que obtiveram grande fama graças ao seu sucesso em competições de off-road e on-road.
Apesar de ter chegado a ser campeã no Mundial de Motovelocidade com Angel Nieto e formado uma geração de motociclistas espanhóis, a Bultaco não resistiu às pressões do mercado e fechou as portas em 1983. Contudo, a marca renasceu com foco em modelos elétricos em 2014.
Essa segunda encarnação também parece não ter sido bem sucedida. Com dívidas de 11 milhões de euros, a Bultaco precisou parar a produção em abril de 2018. O processo de falência começou em dezembro quando apenas dois funcionários trabalhavam na fábrica em Barcelona.
Mas, de acordo com o jornal catalão La Vanguardia, Jaime Bergel, presidente do grupo de investimento Gala Capital e Pedro Sáinz, ex-CEO da Otis teriam concordado em assumir a propriedade da Bultaco. Desta forma, a marca se tornaria parte da Sainberg Investments.
Essa não seria a primeira vez que o grupo de investimento realiza um resgate desse tipo. Através de planos de recuperação, eles trouxeram novamente à ativa as empresas Kider Store Solutions e Bornay Desserts.
A proposta apresentada à Bultaco foi de 3,5 milhões além de oferecer 20 contratos para restabelecer imediatamente alguns funcionários. A previsão é de aumentar progressivamente as receitas até chegar a 20 milhões de euros em 2023.