Conforme o combinado, a Buell apresentou, no último final de semana, um novo modelo chamado Super Cruiser 1190. Desenvolvida em parceria com a Roland Sands, a motocicleta é mais potente que uma Ducati Diavel V4.
A Super Cruiser é impulsionada pelo mesmo motor V-twin de 1190cc, com refrigeração líquida que também está na nova superbike Hammerhead 1190, na adventure 1190 SX e na trilheira Baja Dune Racer anunciadas no ano passado. É uma evolução do propulsor que equipava as antigas EBR.
Esse motor – de origem Rotax – é capaz de entregar 175 cv de potência máxima (185 cv na Hammerhead 1190) e 14 quilos de torque, o que é mais do que os 166,3 cv e 12,8 kgf.m de torque da Ducati Diavel V4 apresentada no ano passado. Entretanto, o engenho não obedece ao Euro5 e normas similares.
O quadro é inteiramente novo, uma estrutura tubular de aço que deixa o motor o mais visível possível. Os garfos dianteiros são invertidos e as rodas de 17 polegadas, com discos de freio de 385 mm montados nas extremidades dos aros, uma marca registrada da Buell. As pinças tem oito pistões.
“O mercado está cheio de fabricantes americanos conhecidos principalmente por motos grandes e pesadas – não rápidas e quentes como as famosas V-twins dos anos 30. Nossa Buell Super Cruiser será a moto mais quente do mercado. Ponto“, disse o confiante CEO da Buell, Bill Melvin.
Embora o braço oscilante venha dos antigos modelos EBR 1190, a peça recebeu adaptações da Roland Sands e foi combinado com um amortecedor posicionado horizontalmente. O tanque de combustível lembra muito o de uma Harley-Davidson Lowrider S.
“Quando Bill nos abordou pela primeira vez sobre a construção de uma cruiser de alto desempenho usando o motor Buell, era como se a moto se projetasse sozinha“, disse Roland Sands. “Considerando a história da Buell e a necessidade do mercado por uma cruiser verdadeiramente de alto desempenho e a qualidade de construção das peças Buell, o projeto foi um ajuste natural.”
Apesar de já revelada, é provável que o modelo finalizado tenha um acabamento mais refinado, o que deve acontecer apenas em 2025. As motocicletas já podem ser pré encomendadas através de um depósito no site da Buell. O preço não foi divulgado.