A Buell anunciou hoje (30) o início da produção e das encomendas da Hammerhead 1190, primeira motocicleta de sua nova fase a partir de 1º de novembro. A marca também está com um novo logotipo.
Anunciada pela primeira vez em agosto, a Hammerhead 1190 marca o retorno do nome Buell, inativo desde que o seu proprietário anterior, a Harley-Davidson decidiu engavetá-lo em 2009. Hoje, os direitos de utilização pertencem ao grupo de investimentos Liquid Performance, que pretende trazê-lo de volta aos dias de glória.
“Quando dissemos que Buell está de volta, estávamos falando sério”, disse Bill Melvin, CEO da Buell. “Temos ex-executivos da Buell, General Motors, Lotus Engineering, Toyota e Bombardier garantindo que estamos fabricando e desenvolvendo o produtos da mais alta qualidade. Agora estamos dando os retoques finais em nossa fábrica e dando início à produção da Melhor Superbike Americana em 1º de novembro. A Buell está de volta!”
Inteiramente baseada na EBR 1190RX, a Hammerhead 1190 possui um motor V-Twin com 90º de inclinação e taxa de compressão de 13,4: 1 que desenvolve 185 cv e 14 kgf.m de torque. O chassi é de alumínio e o sistema de freios de perímetro único (exclusivo da Buell). A motocicleta pesa apenas 190 kg, de acordo com o comunicado.
A Hammerhead 1190 será fabricada na cidade de Grand Rapids (no estado norte-americano do Michigan) sendo comercializada por meio de um sistema de reservas e entrega online denominado Buellvana, que será “inovador e empolgante para clientes e revendedores”, eles garantem. A empresa o detalhará mais adiante, em 21 de outubro.
Além da Hammerhead 1190, a Buell anunciou um novo logotipo. Com uma visão mais clássica do Pegasus dentro de um escudo (a contrário do anterior da EBR em que a figura estava solta), o novo emblema é mais próximo ao original utilizado pela última vez sob a propriedade da Harley-Davidson.