Quase dois anos depois de ser anunciada, a Buell Hammerhead 1190 começa a ser produzida. A superbike com motor de dois cilindros está de volta reformulada e marca o início de uma nova fase para a fabricante norte-americana.
O anúncio foi feito pela Buell nas redes sociais. O nome agora pertence ao empresário Bill Melvin e não tem mais associação com o construtor original, Erik Buell. A fábrica está localizada em Grand Rapids, no estado norte-americano de Michigan.
Mecanicamente, a Hammerhead é idêntica à EBR 1190RS, uma motocicleta que chegou a competir no Mundial de Superbike com pouco sucesso. O motor, um V-Twin a 72º de 1.190 cm³ capaz de produzir 185 cv a 10.600 rpm, é praticamente o mesmo e ainda não atente aos limites de emissões do Euro5.
O quadro também é o mesmo, o icônico dupla trave de alumínio utilizada em quase todos os modelos Buell que tem como característica dois tanques de combustível alojados dentro do chassi para otimizar ao máximo a distribuição de peso que sem gasolina, é de 190 quilos.
As mudanças ficam por conta da carroceria, que foi totalmente redesenhada para ficar mais moderna e conta com iluminação totalmente de LED. As suspensões são Showa são totalmente reguláveis e os freios de perímetro, outra marca registrada da Buell, têm 386 mm de diâmetro com pinças de oito pistões.
Embora a Buell já estivesse aceitando encomendas (você só tinha que pagar $ 25 e preencher um cadastro), eles agora anunciaram o preço: $ 19.995, embora esse valor possa chegar a $ 25.995 se incluir os opcionais, como carenagem de fibra de carbono e rodas forjadas.
Mas a Buell não pretende ficar só com a Hammerhead 1190. Vários outros modelos são esperados, como uma naked (1190SX), uma custom (Super Cruiser), uma crossover (Super Touring) e até uma trilheira (Baja Dune Racer). Todas com o mesmo motor, é claro.