Os atuais proprietários da Buell Motorcycles vieram a público anunciar hoje (19) que a lendária marca norte-americana ainda está viva e pretende apresentar 10 novos modelos até o ano de 2024.
De acordo com o comunicado, a EBR Motorcycles adquiriu a marca Buell no início de 2020 e iniciou os desenvolvimentos para trazê-la de volta. Os ousados planos incluem a construção de modelos Touring e Adventure, além de cruisers e dirty bikes.
“Estamos entusiasmados em trazer a Buell de volta com esta incrível variedade motocicletas“, disse o CEO Bill Melvin. “Começaremos com as motocicletas de produção americanas mais rápidas, feitas à mão nos EUA, então é um bom começo! Estamos construindo essas plataformas para modelos de turismo e aventura, então, estamos expandindo nossos deslocamentos para sermos competitivos com outras marcas globais. A apaixonada nação Buell pode crescer e prosperar novamente.”
Vamos tentar contar a complicada história da Buell em poucos parágrafos. Fundada em 1983 pelo ex-engenheiro da Harley-Davidson Erik Buell, a marca foi, por muitos anos, sinônimo do que havia de mais moderno e avançado em uma motocicleta norte-americana.
Bem quista por gente especializada, inclusive pilotos profissionais, a marca chegou a ser adquirida pela própria Harley-Davidson em 1993 antes de ser descontinuada em 2009. Mas Erik Buell continuou sob o nome EBR (Erik Buell Racing) passando algum tempo nas mãos do conglomerado indiano Hero Motor Corp.
Quando os indianos pularam fora do barco em 2015, Erik Buell viu-se com problemas financeiros novamente e precisou vender sua segunda empresa para um grupo de investimentos, o Liquid Asset Partners em 2017. Planos para revitalização da marca foram anunciados, mas até agora nada.
Bill Melvin é (ou era) CEO da Liquid Asset Partners e, embora não tenha sido especificado no comunicado, é bem provável que o grupo tenha recuperado o nome Buell original da Harley-Davidson, agora que a marca de Milwaukee está focada na própria sobrevivência.
Nesse reinício, as motos que a Buell terá em oferta serão muito familiares (como a superbike 1190RX acima), pois a empresa deve continuar de onde a EBR parou. É importante ressaltar que Erik Buell não foi associado ao novo esforço de negócios, disse a empresa, o que é uma pena.