A Buell apresentou no sábado (5) a versão protótipo de duas novas motocicletas, a SuperTouring e Baja DR. Com elas, a marca norte-americana espera concorrer nos segmentos touring e off-road.
A apresentação aconteceu no primeiro dia do Daytona Bike Week, maior evento de duas rodas na região da Flórida. No entanto, o lançamento foi feito de uma forma ainda bastante improvisada, com a pequena equipe presente apenas reunida na frente do caminhão da Buell.
Embora as especificações detalhadas ainda não tenham sido anunciadas, ambas contam com o mesmo motor, o V-Twin de 1.190 cm³ desenvolvido com a Rotax e que equipa todas as Buell desde meados dos anos 2000. A potência chega a 185 cv e o torque a 13,9 kgf.m.
Anunciada como adventure, a SuperTouring possui também o mesmo chassi esportivo de todas as antigas Buell, assim como sistema de freios, baixa altura e pneus esportivos. As principais diferenças estão no conjunto frontal, de aparência bastante crua, e no subchassi adaptado para receber malas laterais.
Apesar da aparência inacabada da motocicleta, há toques de refinamento. O tanque de combustível, painéis laterais e para-lama dianteiro são de fibra de carbono, o que deve ajudar a manter o peso baixo. A Buell já está recebendo depósitos e pedidos através de seu site, com um preço de US$ 21.995 (R$ 111,7 mil).
Se a SuperTouring é excêntrica, a Baja DR vai ainda mais longe. Anunciada como “a moto de enduro mais poderosa do mundo”, a Buell colocou o mesmo motor V-Twin de 1.190 cm³ ligeiramente amansado para 175 cv (mas com o mesmo torque) em um chassi de trilha derivado do modelo de corridas Hill climb da marca.
As raízes em corridas de subida de montanha são mantidas no longo braço oscilante, que fez com que a distância entre eixos aumentasse de 1.676 mm a 1.778 mm, enquanto que o assento está a 940 mm do solo. Pedidos já estão sendo aceitos agora, com um depósito de US$ 19.995 (cerca de R$ 101,5 mil).
Anunciada no início do ano passado, a volta da Buell promete lançar 10 novos modelos até 2024, de modo que a empresa deve aparecer bastante nos próximos meses. A primeira motocicleta revelada nessa nova fase foi a esportiva Hammerhead 1190 que também estava presente no Daytona Bike Week.