Dando prosseguimento ao seu projeto de retorno, a Buell anunciou ontem (22) as primeiras imagens de sua nova motocicleta, a Hammerhead 1190. Com ela, a marca norte-americana pretende voltar a figurar entre as principais máquinas esportivas da atualidade.
No início desse ano, os atuais proprietários da Buell anunciaram que a marca estava de volta, embora sem a batuta do genial engenheiro e fundador, Erik Buell. O plano é apresentar nada menos do que dez novos modelos, de diversos segmentos, até 2024 e esse é o primeiro deles.
Com um design ousado – como todas Buell – a Hammerhead 1190 apresenta uma carenagem integral bastante aerodinâmica, saídas de ar em forma de ventosas, farol dianteiro embutido no para-brisa e ponteiras de escapamento bastante diminutas, assim como a rabeta.
Apesar da nova carroceria, a Hammerhead 1190 é tecnicamente uma motocicleta bastante antiga. Suas origens vem do modelo EBR 1190 RX, que estreou em 2014, quando ainda fazia parte do conglomerado indiano Hero Motor. Vem dela o suntuoso quadro e subchassi, assim como o sistema de freios nas bordas das rodas, uma marca registrada.
O motor também é o mesmo, um V-Twin de 1.190 cm³ capaz de produzir 185 cv a 10.600 rpm. Seu peso total gira em torno dos 190 kg, uma relação peso/potência bastante boa. Apesar de ser um projeto antigo, a EBR 1190 RX tinha soluções técnicas de vanguarda, o que a torna bastante atual mesmo nos dias de hoje.
Mas pouquíssimas informações técnicas foram reveladas, muito menos preço e disponibilidade. No anúncio de fevereiro, os proprietários disseram que pretendiam continuar de onde a EBR parou, ou seja, com a 1190 RX, que vendeu pouquíssimas unidades antes de a marca ser vendida pela Hero. Ficaremos de olho em mais novidades.