O revival da BSA, tradicional marca britânica de motocicletas, tem se mostrado um sucesso, portanto, mais está a caminho. Novos nomes, como ‘Bantam’, ‘Lightning’ e ‘Thunderbolt’ tiveram pedidos de marca registrada e dão pistas do que está por vir.
Fundada em 1919, a BSA (sigla de Birmingham Small Arms) foi um grande conglomerado industrial britânico que fabricou, além de motos, carros, armas de fogo, ônibus, carrocerias, aço, fundições de ferro e muitos outros. Após um longo declínio, a empresa encerrou as atividades em 1973.
Mas em 2016, os indianos da Mahindra (sempre eles!) adquiriram os direitos da esquecida marca planejando reativá-la e beber um pouco da água que bebem as igualmente icônicas, Triumph, Royal Enfield e Norton, duas das três com controle indiano.
O momento chegou em 2022 com o lançamento da BSA Gold Star 650, uma retrô bicilíndrica muito semelhante à best seller, Royal Enfield Interceptor 650. Os primeiros números de vendas no Reino Unido apareceram e são animadores.
Cerca de 253 exemplares foram comercializados somente em março deste ano. Números que parecem baixos para o padrão Brasil, mas bem consideráveis no Reino Unido. Apenas como comparação, a igualmente nova Royal Enfield Super Meteor 650 teve 171 vendas no mesmo período.
Então, o que vem a seguir? A empresa já começou a se mover em direção a outros modelos, abocanhando os direitos de marca registrada para um lote de nomes, todos que fazem referência à modelos dá época de ouro da BSA.
Entre eles, Bantam é talvez o mais fácil de definir e faz alusão a uma motocicleta monocilíndrica de dois tempos, entre 125cc e 175cc fabricada de 1948 a 1971. Os nomes Thunderbolt e Lightning também são ecos do passado, gêmeas da Triumph TR6, da qual a BSA era proprietária na década de 1960.
Ainda não sabe a aplicação dos nomes Thunderbolt e Lightning. Podem se tornar apenas versões diferentes da Gold Star (assim como a Royal Enfield Interceptor e Continental GT) ou motos totalmente novas. Seja qual caminho tomar, está claro que a Mahindra tem grandes planos para a BSA.