No ano passado revelamos a volta da BSA, uma das mais tradicionais marcas britânicas através dos indianos da Mahindra. Agora a informação que chega é de que o primeiro modelo será uma bicilíndrica de 650cc para concorrer com a Royal Enfield.
De acordo com a publicação indiana Gaadi Waadi, essa motocicleta seria uma roadster retrô convencional (não elétrica como especulou-se no início) construída na Índia, embora direcionada ao mercado britânico, de onde vem a BSA.
O objetivo da BSA (leia-se Mahindra) seria concorrer diretamente com os sucessos recentes da Royal Enfield, Interceptor e Continental GT. Lançadas internacionalmente em 2017, ambas contam com o mesmo motor um dois cilindros em linha de 650cc.
Segundo os indianos, os motores já estão na fase final de testes e atendem a todos os padrões de emissões da Europa e Ásia. O Salão de Milão (EICMA), que ainda está de pé em 2021, está surgindo cada vez mais como um local de apresentação.
Fundada em 1919 em Birmingham, Inglaterra, a BSA (sigla para Birmingham Small Arms) foi uma grande fabricante de diversos produtos, desde armas a motocicletas, uma das mais populares na primeira metade do século XX. Está inativa desde 1973.
A sua proprietária desde 2016 é a Mahindra um dos maiores conglomerados industriais do mundo atual, com participação no mercado automotivo, indústria aeroespacial, agronegócio, equipamentos de construção, defesa, energia, entre outros.