A Brough Superior está apresentando uma nova motocicleta, a Lawrence Nefud. Baseada na roadster Lawrence, a novidade mostra que a marca britânica também pode fazer uma scrambler de alto padrão.
Fundada por George Brough na Inglaterra, a empresa atuou de 1919 a 1940 onde ficou conhecida pela qualidade construtiva ganhando a alcunha de “Rolls Royce de duas rodas”. O seu usuário mais ilustre, sem dúvida, foi o Capitão T.E. Lawrence, também conhecido como Lawrence da Arábia.
Como quase todas as marcas britânicas, a Brough Superior ressuscitou nos últimos anos aproveitando a febre retrô que assola a atualidade. Em 2016, eles apresentaram um novo modelo, o SS100, que conta com um motor V-Twin de 88º, refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro e 997cm³.
Esse motor, que desenvolve 102 cv e 8,8 kgf,m de torque foi utilizado em uma moto de edição limitada, a “Lawrence” apresentada no ano passado. O nome “Lawrence Nefud” é inspirado no deserto de An Nefud, no norte da península arábica, que fica perto do local da maior vitória de Lawrence da Arábia na revolta árabe de 1916-17.
A nova Lawrence Nefud, portanto, conta com o mesmo propulsor, quadro, rodas e freios da Lawrence anterior, porém com um novo chassi auxiliar, assento, painel e suspensões. Com um guidão mais alto, em estilo de trilha e cavilhas mais baixas, a Nefud possui uma posição de pilotagem mais vertical.
O grande destaque, sem dúvida, são as rodas de 19 e 17 polegadas (18″ na Lawrence) montadas em pneus Michelin Anakee, que dão à moto um ar mais robusto. Um protetor de cárter foi adicionado, enquanto que os garfos de alumínio do tipo Fior usinados em CNC foram pintados de preto.
Apesar da proposta scrambler, não esperamos que muitas Nefuds se aventurem na sujeira. Afinal, espera-se que a motocicleta custe a bagatela de £ 50.000 (mais de 6,4 milhões de reais), ou seja, uma fortuna mesmo para um cidadão britânico. Assim como a Lawrence, sua produção deverá ser limitada.