Ícone da cultura popular, Lawrence da Arábia ajudou (e muito) a tornar a Brough Superior famosa. Agora, a marca britânica resolveu homenageá-lo com um modelo, o “Lawrence”, que terá apenas 188 unidades produzidas.
Arqueólogo, militar, agente secreto, diplomata e escritor, Thomas Edward Lawrence teve uma vida de aventuras. Ganhou medalhas, apelidos e o status de herói nacional britânico devido ao seu envolvimento durante durante a Revolta Árabe entre 1916/1918. Virou tema de livros e filmes.
Durante sua vida, Lawrence nunca escondeu sua grande paixão, o motociclismo. Suas motos preferidas eram vários modelos da marca Brough Superior, que na época eram considerados “o Rolls-Royce de duas rodas”. A fama de Lawrence também deu ao fabricante de Nottingham o glamour correspondente.
Lawrence faleceu em 1935 e a Brough Superior original logo depois, em 1940. Entretanto, a marca foi capaz de renascer nos anos 2010 e agora pertence a empresa de design francesa Boxer Design, que financiou o desenvolvimento de um novo modelo, o SS100, com um motor V-Twin de 88º, refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro e 997cm³.
É esse motor que equipa a nova Lawrence, desenvolvendo cerca de 102 cv e entregando 8,8 kgf,m de torque ao virabrequim. Seu deslocamento é feito por uma caixa de câmbio de seis velocidades com transmissão por corrente. A distribuição do peso é de 50:50, de acordo com a marca. O peso total é de 200 kg.
Fiel aos princípios de alta qualidade da Brough Superior, o chassi da Lawrence é inteiramente feito de titânio. A roda dianteira de 19 polegadas possui garfo de alumínio fresado do tipo Fior, que, novamente, é completamente usinado em CNC a partir de um bloco de alumínio sólido. São 120mm de curso.
Na parte traseira, podemos ver novamente um braço oscilante usinado todo em alumínio impressionante, com um amortecedor ajustável e 130 mm de curso. As rodas de 19 e 17 polegadas calçam pneus 120/70 e 200/55. O sistema de freio vem da prateleira da Beringer.
O design da SS100 convencional foi totalmente redesenhado. A Lawrence usa uma carroceria de fibra de carbono completamente nova que faz com a motocicleta pareça mais magra e musculosa do que suas irmãs. Além disso, a versão afasta-se um pouco do estilo retrô que procura reproduzir fielmente as Brough Superior originais.
Sabe por que serão produzidas apenas 188 unidades? Para fazer referência ao ano de nascimento de Lawrence da Arábia: 1888. A Brough Superior não disse nada sobre a disponibilidade e o preço, mas espere números alucinantes.