Lembram-se de Zef Eisenberg, piloto que pretendia quebrar o recorde mundial de velocidade máxima na areia? O britânico conseguiu seu objetivo atingindo nada menos do que 201.572 mph, o equivalente a 324,3 Km/h na praia de Pendine Sands, no Reino Unido.
A empreitada de Eisenberg foi anunciada na sexta-feira passada (11) e o recorde conquistado no domingo (13), com uma Suzuki GSX-R 1340 Hayabusa modificada, que graças a um turbocompressor, supera os 350 cv de potência.
“Depois de um frustrante sábado, onde eu estava lutando por tração e aderência com a areia molhada, eu pensei que chegar a 200 mph não era possível e apenas uma fantasia“, confessou Eisenberg. “Mas no domingo o clima e a areia estavam ótimos. Senti que não havia escolha, apenas acelerar e ignorar qualquer oscilação de velocidade“.
Apesar do recorde, Eisenberg revela que não estava plenamente convencido quando voltou à linha de chegada: “Eles estavam acenando freneticamente para mim e eu pensei, ‘oh não, eu queimei a largada, estraguei tudo, o que eu fiz de errado?’ Quando eles apertaram minha mão e me disseram que eu fiz 201.572 mph, fiquei chocado e espantado”, admite.
A marca estabelecida por Eisenberg é a mais rápida que alguém já conquistou em Pendine Sands com um veículo movido a combustão interna – carro ou motocicleta. Apenas um foguete foi mais rápido no passado. O local é um famoso por provas de velocidade desde o início do século 20.