Inativa há 48 anos, a marca britânica BSA anunciou hoje (3) o lançamento de uma nova motocicleta, a Gold Star 650. Com um motor monocilíndrico de refrigeração líquida e ciclística tradicional, o modelo chega para concorrer com Triumph e Royal Enfield no segmento retrô.
A volta da BSA já era esperada. Fundada em 1919 em Birmingham, Inglaterra, a “Birmingham Small Arms” (daí a sigla) foi uma produtora de diversos produtos, como armas, carros, ônibus, carrocerias e motocicletas, sendo uma das mais populares na primeira metade do século XX.
Com a ascensão das motos japonesas a partir dos anos 1960, a BSA, assim como outras marcas britânicas, não conseguiu reagir à concorrência e encerrou as atividades em 1973. Em 2016, no entanto, os indianos da Mahindra (sempre eles!) compraram os direitos da marca aguardando o melhor momento para um relançamento.
Os anúncios de retorno aconteceram em novembro do ano passado e em junho desse ano, mas foi apenas ontem que eles mostraram a motocicleta Gold Star 650 pouco antes da abertura do Salão de Birmingham (Motorcycle Live), o mais prestigiado evento motos britânico, que começa a partir de amanhã (4).
As BSA eram conhecidas pela robustez e a nova Gold Star 650 promete manter essa tradição. Seu motor é um monocilíndrico de 8 válvulas, refrigeração líquida e eixos balanceadores que desenvolve cerca de 45 cv e 55 Nm de torque. Ou seja, não muito distante de sua principal rival, Royal Enfield Interceptor 650, de 48 cv.
O quadro é do tipo berço duplo com um braço oscilante simples, ambos de aço. A suspensão é composta por garfos telescópicos na dianteira e amortecedores duplos na traseira. Para frear as rodas raiadas, disco simples vazado com pinça Brembo em ambos os eixos. O ABS é obrigatório, como manda a legislação britânica.
A motocicleta foi desenvolvida no Reino Unido, mas será produzida na fábrica da Mahindra na Índia, onde trabalham mais de 200 mil funcionários. Apenas como comparação, a BMW Motorrad emprega globalmente 122 mil funcionários. No entanto, eles tem planos de se estabelecer próxima à sede original em Birmingham no futuro.