A Bridgestone está trabalhando para lançar um novo tipo de pneu com uma carcaça auto sustentável, que não necessita ser enchido com ar. A novidade deve estar disponível ao público em 2019.
O conceito, chamado de “AirFree”, foi revelado pela primeira vez no Salão de Tóquio de 2013 com pneus de carros. Agora, no entanto, a marca japonesa afirma estar trabalhando em uma versão para motocicletas e – principalmente – bicicletas.
Utilizando uma estrutura única de raios a base de resinas e borrachas recicláveis esticados ao longo do lado interno, os pneus AirFree são capazes de se sustentar sozinhos, dispensando ser inflado com ar periodicamente, como os atuais.
Os benefícios do sistema são evidentes. Além de dispensarem manutenção, os pneus AirFree também são praticamente imunes à furos, nos livrando do esvaziamento repentino, que tantos acidentes causou desde a invenção das motocicletas.
Os pneus, por sinal, foram um componente que pouco mudou em 100 anos de veículos a motor. Criados por John Dunlop no final do século 19, eles continuam com o mesmo princípio, apesar da evolução na qualidade da borracha e armação.
Em seu comunicado, o Grupo Bridgestone disse que está trabalhando para disponibilizar o AirFree no ciclismo profissional até 2019. Contudo, eles também tentarão adaptar esta tecnologia para ser utilizada em vários outros tipos de pneus.