A Bridgestone apresentou no Salão de Milão, na semana passada dois novos compostos de pneu esportivos, diretamente desenvolvidos a partir do envolvimento com a MotoGP: Battlax Hypersport S21 para uma melhor performance em piso seco e Battlax Racing W01, para uso exclusivo em piso molhado.
Evolução do S20 EVO, o Battlax Hypersport S21 utiliza – segundo o press-release da Bridgestone – a aplicação de novas tecnologias inovadoras, tendo melhor desempenho em uma estrada seca e uma vida mais longa. Estabilidade e manobrabilidade em curvas foram reforçados graças à um perfil modificado que proporciona uma maior rigidez ao piso e uma área de contato otimizada.
O pneu dianteiro tem um perfil de raio menor para um melhor manuseamento e respostas mais precisas em curvas, combinada com um composto de três camadas, e uma lateral muito mais rígida para estabilidade e amortecimento. Na traseira, os mesmos três compostos diferentes e um perfil arredondado. O novo design possibilita melhor tração e estabilidade. Outra melhoria, não menos importante, o desgaste dos pneus seria retardado.
Racing W01, diretamente da MotoGP para as estradas
O Racing W01 é um resultado direto da tecnologia de MotoGP da Bridgestone e sua concepção é muito próxima do pneu de chuva que foi usado na categoria em 2015. A marca japonesa disse que os pilotos terão uma confiança muito maior ao pilotarem no molhado, graças à um novo pacote de design, que proporciona uma maior superfície de contato, melhorando a aderência.
Testes durante fortes chuvas no Auto-Polis Circuit, de propriedade da Bridgestone, demonstraram o rápido aquecimento do Battlax W01 em comparação com os antigos E05z/E08z. A melhoria no cronômetro foi em média de 2 segundos. “Com estes novos Battlax Racing W01 não precisa ser cauteloso na chuva. Seja qual for o seu nível, você pode enfrentar uma pista molhada com confiança, baixar tempo de volta e ser um pretendente ao pódio “, disse Jake Rønsholt, diretor da da Bridgestone Europa.