Embora a principal categoria da Moto1000GP já tenha o título decidido para Matthieu Lussiana, a disputa continua em aberto na categoria GP Light e na GPR250, que deve ter uma decisão emocionante entre Brian David e Ton Kawakami.
Com três vitórias, dois segundos, um terceiro e um quinto lugar, Kawakami lidera a classificação bruta do campeonato com 144 pontos. Mas, devido a regra dos descartes, que obriga o piloto a não contabilizar o seu pior resultado (no caso, o quinto lugar), o piloto da Playstation-PRT fica com 133 pontos.
David, por outro lado, venceu quatro vezes, além de somar um segundo e um quinto lugar. Com o descarte do pior resultado, o piloto do Team Estrella Galicia, soma 139 pontos sendo, portanto, o líder real da pontuação.
“Eu me esforcei bastante neste ano para alcançar esse título, vou para a decisão focado e com vontade de ganhar, já esperando que 2016 possa me proporcionar novos desafios, que possa evoluir ainda mais”, disse Kawakami que não descarta se mudar para o exterior a fim de continuar sua carreira na Europa na próxima temporada.
“Estou muito animado para esta última etapa e vou seguir dando o meu melhor e assim brigar pelo título“, declarou David, que venceu de forma emocionante a última etapa realizada em Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. O piloto de 13 anos é um dos quatro protegidos de Alex Barros em seu time mirim.
Na GP Light, a decisão fica por conta de Rafa Nunes e Marcelo Dahmer. Os dois pilotos lideram a classificação da categoria com 144 e 133 pontos, respectivamente. A última etapa, em Curitiba, no Paraná acontece no próximo domingo, 29 de novembro.