Além de gerenciar a segurança dos seus funcionários de volta ao trabalho na Itália, a Brembo terá que se preocupar, nos próximos meses, com a segurança dos motociclistas. Um grande Recall será promovido pela marca italiana.
De acordo com os norte-americanos do Bothan Spies, a Brembo detectou uma falha no pistão do cilindro mestre no composto BRM10B, que equipa vários modelos de diferentes marcas, distribuídos ao redor do mundo.
As pastilhas dos freios dianteiros podem ter problemas de fixação, especialmente (mas não exclusivamente) quando usadas em um ambiente corrosivo. O material de atrito pode se separar da placa de apoio ocasionando uma súbita perda da capacidade de frenagem.
Segundo a fabricante bercamasca, a alta porosidade do material de atrito permite infiltração de sal e água na interface entre o composto e a placa de apoio, o que causa micro fissuras e um nível de corrosão das pastilhas superior ao aceitável.
Felizmente, a correção para a falha é bem fácil: basta trocar os componentes por novos. A Ducati 1299 Superleggera já começou um Recall por esse motivo nos EUA, assim como a Triumph. Espera-se que outros fabricantes façam o mesmo nos próximos meses.