Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Brembo afirma que frenagens serão elétricas em breve

Lucas Carioli 17 de julho de 2019


Assim como na área dos motores, o futuro da frenagem deve passar por uma grande transformação. De acordo com a Brembo, o sistema de acionamento dos freios passará de hidráulico para elétrico nos próximos anos.

A fabricante italiana está trabalhando em um sistema de frenagem chamado de “Brake by Wire” em seu setor de Pesquisa e Desenvolvimento desde 2001. O mecanismo substitui os cabos hidráulicos por atuadores e sensores eletrônicos.

Assim como acontece com os aceleradores eletrônicos (Ride-By-Wire), potenciômetros é que lidam com a frenagem direta, se responsabilizando em aplicar a melhor pressão sobre as pinças e mordem os discos com maior eficiência. “O sistema é mais eficaz em comparação com o sistema tradicional de frenagem” garantem.

Embora o acionamento básico permaneça o mesmo (com o piloto pressionando um manete) não será a força da mão e sim um potenciômetro e uma calculadora (provavelmente ligada diretamente à ECU da moto) que vai aplicar a pressão necessária nas pastilhas para uma frenagem otimizada.

Além disso, outro objetivo do sistema Brake-By-Wire é a recuperação e armazenamento da energia dissipada nas frenagens de volta ao veículo. Uma tecnologia implementada na Fórmula 1 desde 2009 (KERS) e que já está disponível em alguns automóveis mais acessíveis, como o Toyota Prius e o Audi E-Tron.

O sistema Brake-By-Wire também ajuda a coletar dados de diferentes sensores no veículo, tornando a sua reação ainda mais rápida do que um ABS convencional reduzindo, assim, a distância de parada. Vale lembrar que novos dispositivos de segurança serão lançados pela Ducati e pela Bosch nos próximos anos.

É o objetivo de aumentar a segurança, principalmente em motocicletas que deve impulsionar a introdução dos freios elétricos em todos os veículos nos próximos anos. De acordo com a Agência Norte-Americana de Segurança no Trânsito (NTSB) mais de 200 casos de falhas recorrentes no sistema de freios foram registradas nos últimos anos, apenas nos Estados Unidos.

Para a Brembo, parece inevitável que nossos veículos de duas rodas também se tornem elétricos ou no mínimo híbridos no futuro. Então, em quanto tempo teremos essas mudanças? É muito cedo para dizer, mas sem dúvida a marca italiana irá implementá-la assim que estiver pronta para permanecer na vanguarda da indústria, como sempre.


Tags: Brake By Wire Brembo Matérias Especiais

Continue Reading

Previous: Triumph anuncia chegada de Bonneville T120 Ace ao Brasil
Next: No Japão, Kawasaki Z900RS ganha novas opções de cores

Leia também

Influência da Bajaj sobre a KTM tende a aumentar nos próximos anos
  • Notícias

Influência da Bajaj sobre a KTM tende a aumentar nos próximos anos

4 de junho de 2025
Honda CB500X dá lugar à NX 500 no modelo 2026. Veja as mudanças
  • Notícias

Honda CB500X dá lugar à NX 500 no modelo 2026. Veja as mudanças

4 de junho de 2025
Honda CB 500 Hornet chega às concessionárias a partir de R$ 43.040
  • Notícias

Honda CB 500 Hornet chega às concessionárias a partir de R$ 43.040

3 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.