A renomadíssima fabricante de freios Brembo anunciou hoje (11) a compra da não menos prestigiada marca de suspensões sueca Öhlins por 370 milhões de euros. Poucos dias atrás, os italianos haviam anunciado a venda de suas ações na Pirelli.
A aquisição foi acordada com o atual proprietário da Öhlins, a empresa norte-americana Tenneco, que está agora sob a égide da empresa de investimentos e gestão de fundos Apollo Global Management. Após a aprovação ainda pendente, espera-se que a aquisição seja concluída no início de 2025.
“A Öhlins é a combinação perfeita para a Brembo. É uma marca reconhecida mundialmente com um modelo de negócios sólido e uma reputação incomparável, tanto tanto na pista como na estrada. A nossa entrada na Öhlins é uma grande oportunidade para expandir a nossa oferta”, disse Matteo Tiraboschi, CEO da Brembo. “Com esta aquisição estamos dando mais um passo na nossa estratégia de oferecer aos nossos clientes soluções inteligentes e integradas, com sinergias entre fabricantes líderes e suas tecnologias.“
Sem qualquer previsão, só recentemente se soube que a Brembo também tinha vendido as suas ações na Pirelli. Desde 2020, a Brembo detinha cerca de 6% do grande fabricante italiano de pneus e a venda destas ações teria rendido cerca de 283 milhões de euros.
Sediada em Curno, na província de Bérgamo, no norte da Itália, a Brembo já é há muito tempo o fabricante mais conhecido de componentes de freios e vem em franca expansão. Recentemente eles também adquiriram a marca de freios originalmente espanhola J.Juan e a fabricante italiana de rodas Marchesini. Além disso, há ainda a subsidiária indiana Bybre.
Por sua vez, a Öhlins foi fundada em 1976 por Kenth Öhlin. A sede da empresa é Upplands Väsby, na Suécia, mas há um centro de desenvolvimento na Tailândia. Sua reputação foi forjada nas pistas de corrida. Aproximadamente 97% de toda a produção é exportada e a sua distribuição acontece em mais de 50 países.