O competitivo Campeonato Espanhol de Superbike começa em abril no circuito de Jerez. Dois brasileiros vão estar lá, Meikon Kawakami e Eduardo Burr graças ao “Projeto Missão78”.
Desenvolvido em parceria com a AD78 Sports, o projeto fomenta o desenvolvimento da nova geração de talentos do esporte a motor no Brasil. Yamaha, Playstation, Monster Energy, MS Racing, NG Brakes, Gangster, CZ Chainz, Terranew Motos, Tutto Moto e LS2 Capacetes estão entre os principais patrocinadores.
Com uma Yamaha YZF-R6, Meikon Kawakami explica que gostaria de ter andado um pouco mais nos testes de inverno: “Acabaram os testes, mas gostaria de ter andado mais no seco. Aragão e Estoril não tive nem uma hora de pista seca, só em Jerez que o sol apareceu e a chuva deu uma trégua“, revelou o piloto de 20 anos.
“Como não andava de 600cc desde 2018, então a sensação era como se fosse a primeira vez. Sigo na rotina de treinos físicos e foco na preparação, já que com o circuito eu tenho alguma familiaridade, da época que corri o CEV e a SSP300“, completou Kawakami, que já tem dois anos de experiência no exterior.
Com uma Yamaha YZF-R3, Eduardo Burr, de apenas 15 anos, vinha competindo Yamaha R3 Cup brasileira e vai correr na categoria “SBK Junior” (equivalente à SSP300 do Mundial de Superbike). O brasileiro conta que tem passeado pela Espanha e jogado videogame para relaxar nas horas vagas.
“Essa é uma experiência relativamente nova para mim, tive meu primeiro contato com a pista recentemente nos testes de pré-temporada, apesar de ter feito o europeu ano passado, esses circuitos são novos e exigem um pouco mais de atenção“, disse Burr. “Fisicamente estou preparado para a jornada dupla dessa temporada, já que vou correr em dois campeonatos, tenho treinado de segunda a sexta e com ajuda de uma profissional estamos trabalhando o psicológico também.”
Os treinos livres começam sexta-feira (08/04). A primeira corrida do sábado está marcada para começar as 06h45 (horário de Brasília). No domingo (10/04), a primeira prova acontece às 06h00. O canal da Federação Espanhola de Motociclismo fará a transmissão ao vivo em seu canal no YouTube.