A BMW Motorrad entrou em maiores detalhes sobre o seu ano recorde de vendas em 2023. A América do Sul foi um dos destaques, especialmente o Brasil, que figura entre os seis principais mercados da empresa.
Foram 14.106 motocicletas BMW emplacadas ao longo dos 12 meses do ano passado, um aumento de 12% em relação à 2022. Essa foi a primeira vez que a marca alemã ultrapassou a marca de 14 mil unidades comercializadas no país.
Outro país de destaque entre as Américas foi o México, que também apresentou um crescimento significativo ao vender pela primeira vez 7.088 motocicletas (+6,8%) e chegar ao 11º lugar entre os mercados mais importantes do mundo.
E quem está na frente do Brasil? A Alemanha segue como o mercado individual mais forte, com 24.176 unidades (+0,2%), seguida pela França (21.668 unidades/+2,1%), Itália (16.179 unidades/+3,3%) e Espanha (12.716 unidades/+1,7%).
Como sempre, a R1250GS e R1250GS Adventure (que a BMW classifica como modelos diferentes) foram, de longe, as motocicletas mais procuradas, com 56.000 unidades. A R1300GS, apresentada em setembro, também já se faz notar, com 4.528 unidades comercializadas até agora.
Isso também se refletiu no Brasil, com 5.527 unidades da R1250GS e R1250GS Adventure somadas. A superbike S1000RR também teve vendas expressivas para a sua categoria e preço, com 1.083 motocicletas comercializadas no ano passado.
Outro resultado que merece destaque é o desempenho no exterior do scooter elétrico BMW CE-04. Apesar do seu visual polêmico e futurista, o modelo teve 7.177 unidades comercializadas 44% a mais do que em 2022, o seu primeiro ano de vendas.