A Brabus apresentou hoje (11) a sua primeira investida no motociclismo com a 1300R, uma derivada da KTM 1290 Super Duke R Evo com uma série de itens exclusivos. Apenas 154 exemplares serão produzidos.
O quadro de treliça e o motor são os mesmos da 1290 Super Duke R Evo apresentada no final do ano passado, assim como seus números de desempenho: 180 cv de potência e 14,2 kgf.m de torque a 8.000 rpm. As diferenças ficam por conta da carroceria, completamente diferente.
Apostando em um design mais sóbrio, a Brabus 1300R se destaca pelas entradas de ar laterais que lhe conferem um ar musculoso. O subchassi é uma nova peça de fibra de carbono, componente que está por toda a parte, desde os para-lamas, moldura do farol (redondo), spoiler e até no protetor da corrente.
Isso fez com que a Brabus 1300R ficasse mais leve, 205 kg incluindo combustível, exatamente meio caminho entre a 1290 Super Duke Evo, de 210 kg, e a Super Duke RR, de 200 kg. As rodas “Monoblock Z” de nove raios são feitas sob medida e tem o design inspirado nos carros preparados pela empresa alemã.
A moto também se beneficia dos garfos e amortecedores WP Apex semi ativos da Super Duke Evo, com o recurso “Suspension Pro” para definir automaticamente a pré-carga traseira em três alturas: Baixa, Padrão ou Alta, que o condutor escolhe no painel. Os pneus Bridgestone S22 tem medidas 120/70-17 à frente e 200/55-17 atrás.
Outros detalhes exclusivos são as pedaleiras Gilles (da marca Brabus) e os manetes Magura HC1, todos usinados em alumínio CNC. O elegante assento único possui uma capa de veludo vermelha. O painel retangular de TFT também é o mesmo das KTM (mas com uma tela de inicialização própria), assim como todo o pacote eletrônico.
Isso significa a inclusão de controle de tração, controle de freio motor, ABS ‘supermoto’, controle de cruzeiro, monitoramento da pressão dos pneus, piscas que desligam automaticamente e ignição sem chave. Os cinco modos de pilotagem comutáveis são os mesmos da Super Duke RR.
Apenas 154 unidades serão produzidas da Brabus 1300R, 77 em vermelho (Magma Red) e 77 em preto (Signature Black). Por que 77? Porque a empresa foi fundada em 1977, especializando-se no tuning de carros Mercedes de alta qualidade. O preço gira em torno dos 40.000 euros.